Paraty sob o olhar luso

PARATY

Claro que não tenho um conhecimento profundo do Brasil, nem poderia ter na medida em que 11 meses  apenas me separam da minha chegada a este país e na minha modesta opinião, nem uma vida inteira chegaria para conhecê-lo,  seja pela sua enorme amplitude territorial, seja pela diversidade cultural das suas gentes.
Centro-me hoje  no entanto, num local com profundos laços culturais com Portugal, onde o traço da malha urbana e a arquitetura do casario, em tudo me traz à memória terras do meu país,  lugares como Óbidos, Évora, Vila Nova de Milfontes ou Portocôvo, onde o casario se veste de branco e se enfeita de cores fortes como o azul, o amarelo ou o marrom, onde o rústico se enfeita de beleza e a simplicidade de charme e harmonia.

E se é marcante a influência lusa nesta Paraty, também para mim, enquanto luso, é marcante o estado de conservação e asseio da cidade, esta parte, influência absoluta do povo brasileiro na conservação do seu património histórico, algo que podemos constatar em cada recanto, em cada fachada pintada, em cada pedra da calçada. Bem hajam por isso.
Esta pequena “Joia”, tão cheia de cor, tão cheia de história, tão cheia  de vida, mesmo que não dominada pelos burros e carreteiros vindos de Minas  Gerais   e outras regiões onde o ouro era rei e que fizeram dela  um entreposto comercial rico e próspero, tem o seu futuro ligado ao património artístico e cultural da suas gentes, ao legado arquitetônico e sua preservação, que fazem o  turismo  fluir e permitir a sua continuidade.
Porque todos  temos a nossa “História” e temos o direito/dever  de uma vez por outra mergulhar nas suas páginas, nas suas águas para um banho de identidade, de cultura. Esta foi para mim uma experiência de retorno às raízes, lá do outro lado do mar, nesse pequeno pedaço de território chamado Portugal, onde  as semelhanças são muitas.
Links interessante


4 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Que delícia de texto, fluído e enaltecedor da nossa gente. Parabéns pelas fotos maravilhosas e artigo tão bem cuidado.
Adorei.

Unknown disse...

Obrigada!
Sua visita a este espaço será sempre um prazer!
Beijinhos
Yo

MARILENE disse...

A cidade é encantadora e fico feliz por saber que está bem conservada, pois há tempos não passo por lá. Um patrimônio histórico merece atenção especial, é pedacinho de nossa cultura. Um texto adorável e fotos belíssimas. Gostei muito do blog. Abraço.

Unknown disse...

Obrigado pela visita, Marilene. De facto a cidade está bem conservada e é um gaudio para os olhos de qualquer português que a visite.
Abraço.

 

Contato:

Image Map

Nossos Parceiros

Casamentos.com.br

Fanpage

Potagens Recentes

Amigos Online

Onde Estão Nossos Visitantes

Siga-nos